Fiat Strada Ranch: testamos o carro mais vendido de 2023
Teste feito no litoral sul de Pernambuco coloca à prova as habilidade da picape que liderou as vendas ao longo do ano
Todos os Blogs|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.
A Fiat só tem o que comemorar com a picape compacta Strada. Perto de completar quatro anos da estreia dessa nova geração ela será o carro mais vendido do país pelo terceiro ano consecutivo. A média de vendas da Strada supera as 10.000 unidades comercializadas por mês. Desta vez o R7-Autos Carros testou a Strada no litoral sul de Pernambuco, junto às paisagens paradisíacas das praias lotadas de turistas nos últimos dias do ano.
O visual da Fiat Strada Ranch que estreou na metade desse ano tem a pretensão de tornar a picape mais versátil. A cabine dupla, capota marítima, pneus de uso misto, faróis em LED fazem parte do seu kit visual.
Por dentro, acabamentos com detalhes em marrom são inspirados nas picapes maiores da Stellantis como a Fiat Toro e também a linha RAM. Os bancos em couro mesclam preto e marrom, há apliques no painel, emblema “Ranch” e outros detalhes nas forrações de portas.
Bem equipada, além de faróis LED mais claros e úteis nas viagens noturnas especialmente em ruas mal iluminadas, a Strada Ranch traz multimídia com espelhamento sem fio, câmera de ré (qualidade mediana), sensor traseiro, computador de bordo, painel com seção central digital, bancos micro perfurados que melhoram a condução em dias muito quentes e ar condicionado digital.
Nosso teste incluiu uma viagem de cinco dias pela região de Recife e o litoral sul de Pernambuco. Nas estradas mal sinalizadas e esburacados que levam às praias do Sul como Carneiros e também à Maragogi, já no Alagoas, os pneus de uso misto e a boa altura do solo fizeram a diferença na Strada. A picape da Fiat tem 650kg de capacidade ou 844 litros. O ângulo de ataque tem 23 graus e o de saída 29 graus e altura livre do solo é de 18,5cm.
O motor da Strada Ranch é o 1.0 “T200” Firefly tem 130cv e 20kgfm de torque com câmbio automático do tipo CVT que simula sete velocidades bem escalonadas para o uso diário. Como se trata de um veículo destinado a carga, o câmbio segura o motor em rotação um pouco mais alta que o necessário. Mas isso não compromete o conforto nem eleva o ruído dentro da Strada.
Mesmo em dias com sensação térmica próxima dos 40 graus, o ar condicionado consegue gelar bem a cabine da Strada. O espaço como sabemos, é mediano, mas a ideia da picape é a versatilidade que oferece a caçamba elevada que foi mais do que o suficiente para levar a bagagem da família.
Uma das vantagens da Strada está no seu tamanho compacto. Bem menor que a Toro, ela é fácil de manejar e estacionar nas disputadas áreas litorâneas das belas praias de Pernambuco.
Ao todo, durante o uso em estrada e nas ruas congestionadas do Recife, o consumo da Strada Ranch ficou em 12,9km/l com gasolina, bem razoável para o seu porte e peso, levando sempre três adultos a bordo.
Conheça também a nova Strada Ultra igualmente equipada com motor turbo T200 da linha 2024 da picape compacta da Fiat.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.