Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Flag football: conheça o futebol americano das Olímpiadas de Los Angeles-2028

Esporte estará pela primeira vez no cronograma dos Jogos; seleções brasileiras feminina e masculina têm grandes chances de estar lá

Todos os Blogs|Lucas FerreiraOpens in new window

Ao invés de derrubar adversário, atleta deve arrancar fitas na cintura Reprodução Instagram/@ifafmedia

Todas as atenções dos fãs de esportes estão voltadas neste momento para Paris, na França, onde são realizadas a 33ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Entretanto, os entusiastas do futebol americano já estão de olho lá em 2028, mais precisamente na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Isto acontece porque as próximas Olimpíadas guardam um presente para os admiradores da bola oval: o flag football. Derivado do futebol americano, a modalidade, que tem como uma das principais ideias a ausência de contato físico, foi confirmada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) no programa de Los Angeles-2028.

Os primeiros registros de partidas de flag football remetem a 1940, quando militares dos Estados Unidos passaram a jogar um futebol americano no qual era proibido derrubar o adversário. O objetivo era evitar lesões desnecessárias em uma época em que o soldados lutavam a Segunda Guerra Mundial na Europa e no Pacífico.

Mais recentemente, o flag football foi usado nos Estados Unidos para ensinar a crianças os primeiros passos do futebol americano, como passe, recepção e marcações em zona e individual. Atualmente, cresceu a prática entre jovens e adultos como uma boa opção para evitar lesões, assim como nos tempos de guerra.


Veja também

No Brasil, a modalidade ganhou popularidade nos últimos anos por diversos fatores. O primeiro, sem dúvida, é o custo com o equipamento específico do esporte, que é limitado, basicamente, às fitas que ficam na cintura.

Outro fator importante é o número de jogadores necessários para disputar uma partida. No Flag 5x5 — modalidade olímpica —, como o nome já diz, dez atletas se enfrentam em campo, ao invés dos 22 de ataque e defesa do futebol americano tradicional.


No Flag 5x5, o campo tem 70 jardas de comprimento (contando as end zones) e 25 jardas de largura. Diferentemente da NFL, na qual você tem quatro chances para andar 10 jardas, no Flag 5x5 é necessário marchar 20 jardas em quatro tentativas para atravessar metade do campo e renovar as descidas.

As seleções feminina e masculina do Brasil estão classificadas para o Mundial de Flag 5x5, que será disputado em Lati, na Finlândia, no fim de agosto. Na edição anterior, as meninas conquistaram o 4º lugar, um resultado histórico para modalidade no país.


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.