Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasil está perdendo ‘os poucos pesquisadores talentosos’ que consegue formar, diz especialista

Falta de investimentos na educação resultou em queda das universidades brasileiras em ranking internacional

Conexão Record News|Do R7

Segundo levantamento do CWUR (Centro para Rankings Universitários Mundiais), 87% das universidades brasileiras caíram de posição no ranking internacional de instituições de ensino superior. O resultado se dá pela falta de investimentos do governo e a queda no desempenho das pesquisas acadêmicas.

Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (2), Wilson Rodrigues, membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e diretor-geral da Faculdade do Comércio, diz que todos os países que passaram do subdesenvolvimento para a condição de desenvolvido investiram em educação, ciência, tecnologia e cultura.

“São essas quatro áreas que têm de ser prioritárias dentro de políticas públicas que estejam almejando o desenvolvimento nacional. No Brasil, apenas 1% do PIB (Produto Interno Bruto) é investido em ciência e tecnologia”, afirma Rodrigues.

O especialista ainda aponta que, além da falta de investimentos, o país enfrenta problemas ao reter “talentos” na pesquisa acadêmica. “Os poucos pesquisadores talentosos que a gente consegue formar, nós estamos perdendo eles para a concorrência internacional”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.