Exportações de ovos brasileiros para os EUA não devem gerar aumento nos preços, afirma especialista
Dados da ABPA mostraram que houve uma alta de 93% nas exportações da proteína em fevereiro de 2025 em comparação com mesmo período do ano passado
Conexão Record News|Do R7
As importações de ovos do Brasil pelos Estados Unidos quase dobraram em fevereiro de 2025. Os dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) registraram um aumento de 93% em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento das compras pelo mercado americano acontece em meio a um surto de gripe aviária, que tem causado a disparada nos preços e o desabastecimento nas gôndolas dos supermercados.
Ao Conexão Record News desta quarta-feira (26), Carla Beni, economista e professora da FGV (Fundação Getulio Vargas), explica que, apesar das exportações elevadas, o montante não equivale a 1% da produção brasileira e não é motivo para alta no preço local.
A economista relembra que é comum nesta época do ano o consumo maior da proteína no Brasil, gerando a aumento dos preços. No entanto, Carla pontua que, em 2025, a alta ocorreu antes do comum por conta de uma série de fatores, entre eles o encarecimento do milho e da soja, utilizados para a ração; o calor intenso em janeiro e fevereiro, que resultou em baixa produção e ovos menores; e também a alta no valor da conta de luz, com o fim da bonificação da usina de Itaipu.
Últimas