Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mediação para cessar-fogo guiada por países do Oriente Médio é um progresso, afirma especialista

Grupo terrorista Hamas aceitou a proposta de novo cessar-fogo na Faixa de Gaza; acordo prevê libertação de cinco reféns e está sendo mediado pelo Egito

Conexão Record News|Do R7

“É importante que o Egito e o Catar sejam de alguma forma os operadores, os financiadores dessa mediação”, diz Lier Ferreira, pesquisador do núcleo de estudos dos países Brics da Universidade Federal Fluminense. O grupo terrorista Hamas concordou com os termos do novo cessar-fogo na Faixa de Gaza, mediado pelo Egito. O acordo garantiria a liberdade de mais cinco reféns. Israel e os Estados Unidos fizeram uma contra-proposta, que não foi revelada.

Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (31), Lier explica que a negociação dos termos do acordo é um entrave quando parte de alguma potência externa, como os Estados Unidos, do que quando os mediadores estão no Oriente Médio.

No último domingo (30), o primeiro-ministro israelense pediu que os extremistas entreguem as armas e deixem Gaza. Em Tel Aviv, milhares de manifestantes foram às ruas pedir a libertação dos reféns. Parentes dos sequestrados também pediram para que o presidente americano Donald Trump continue os esforços para trazer os reféns de volta.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.