Zelensky terá que reconhecer perda de territórios em cenário pós-guerra, analisa especialista
Ucrânia deverá ceder territórios à Rússia e perderá recursos importantes para sua produção industrial, segundo análise de especialista
Conexão Record News|Do R7
Após um telefonema de uma hora e meia nesta quarta-feira (12), os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump concordaram em trabalhar juntos para pôr fim à guerra na Ucrânia. Na terça (11), o republicano já tinha afirmado que o conflito deve terminar em breve e que há “mortes e destruição demais”.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou ser irrealista a Ucrânia recuperar os territórios perdidos desde 2014. Pela primeira vez, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky admitiu estar disposto a ceder algumas regiões para a Rússia, caso os EUA consigam levar os países para a mesa de negociações.
Em entrevista ao Conexão Record News, o analista internacional Vladimir Feijó comentou o saldo da Ucrânia em um provável cenário pós-guerra. “[A Ucrânia] terá que reconhecer a perda de boa parte dos territórios e, em especial, territórios que garantem a ela grande produção industrial”, afirmou.
Segundo o especialista, o país ficaria dependente do setor de tecnologia de drones e da agricultura, perderia recursos como aço, minérios, petróleo e gás, e também enfrentaria dificuldades de exportação por via marítima, precisando apelar para rotas que utilizem como referência a União Europeia.
Últimas