Trump usou fórmula simplista baseada em artigo inacabado de Harvard para impor tarifas; veja análise
Especialista em economia internacional aponta incongruências das tarifas americanas e analisa os riscos de uma recessão global
Jornal da Record News|Do R7
Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira (8), tarifas de 104% sobre produtos chineses. Em entrevista ao Jornal da Record News, o professor e especialista em economia internacional, Alexandre Saquis, afirma que o presidente Donald Trump utilizou uma "fórmula um tanto simplista e baseada em um artigo científico de um professor de Harvard, que não concluiu aquilo que foi alegado", para colocar o país em uma posição forte de negociação.
Saquis ressalta que até mesmo a Tesla – empresa do bilionário Elon Musk, que faz parte do governo republicano – possui fábricas importantes na China, e as pautas de exportação dos dois países estão diretamente relacionadas às mesmas indústrias.
O especialista também enfatiza que "o presidente tentou atacar um problema sério" ao tentar resolver o déficit crescente dos EUA, recorrendo a um mecanismo que, para ele, não deve se sustentar a longo prazo.
Últimas