Vacina e parques abertos fazem pais mudarem tipo de presentes
Pesquisa mostra crescimento representativo da intenção de compra por patinete elétrico e bicicleta no Dia das Crianças
Renda Extra|Márcia Rodrigues, do R7
A abertura de parques e outros espaços públicos com o avanço da vacinação contra a covid-19 mudou o comportamento de quem deseja dar presente no Dia das Crianças.
Apesar de os blocos de montar (Lego, Mattel etc.) e os videogames continuarem na liderança das intenções de compras, o crescimento de pessoas interessadas em presentear a criançada com patinete elétrico e bicicleta foi mais representativo este ano.
Enquanto o interesse por adquirir um bloco de montar passou de 62,9% (2020) para 87% (em 2021), o videogame apontou uma queda de 83,5% para 68,1%.
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Já o patinete registrou uma alta de 32,9% (2020) para 57,9% (2021) e a bicicleta de 61,6% para 73,7%.
É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo) e divulgada com exclusividade ao R7 Economize.
Para o professor Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar, apesar de a situação econômica continuar complicada e a taxa de desemprego ainda ser significativa, o consumidor está mais disposto a comprar presentear o filho, parentes ou conhecidos no Dia das Crianças.
Isso não quer dizer que as compras de um modo geral estão melhores, segundo Felisoni, mas que o comportamento do consumo para o Dia das Crianças está mais aquecido.
Brinquedos que estão associados a atividades externas%2C como patinete e bicicletas%2C estão mais em alta no radar do consumidor devido ao processo de vacinação e a abertura de parques e outros parques públicos.
O presidente do Ibevar pontua que o bom desempenho do bloco de montar ocorre por causa das diversas opções de tamanhos e preços do produto para presentear, permitindo que seja adquirido por toda a população.
Também estão na lista de intenção de compras para o Dia das Crianças:
• Cabana (52,3%); e
• Cozinha de brinquedo (62,5%).
Auxílio emergencial influenciou procura por games em 2020
Felisoni destaca que a queda na intenção de compras de videogames é expressiva, foi de 83,5% (2020) para 68,1% (2021), mas devido ao aumento representativo registrado no ano passado na comparação com 2019, quando foi de 65,4%.
"Certamente o auxílio emergencial influenciou a elevação no ano passado. Muitas pessoas acabaram antecipando as compras de jogos que fariam na black friday por causa desse dinheiro", explica o professor.
O levantamento da pesquisa foi realizado com base em 150 mil manifestações espontâneas feitas por consumidores nas redes sociais Twitter, Facebook, Instagram e no sistema de buscas do Google.
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