Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara discute projeto de investimento da Prefeitura do Rio no BRT

Autorização permite que recursos sejam usados durante período de intervenção de 180 dias

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

A Câmara dos Vereadores discute nesta terça-feira (6) o projeto de lei que permite um investimento da Prefeitura do Rio no BRT. Encaminhado pelo prefeito Eduardo Paes em regime de urgência, a proposta possibilitaria que recursos fossem utilizados durante a intervenção no sistema de transporte. 

Prefeitura pede para usar recursos próprios no BRT
Prefeitura pede para usar recursos próprios no BRT Prefeitura pede para usar recursos próprios no BRT

Paes e a interventora do BRT, Cláudia Secin, estiveram no Centro de Operações com vinte vereadores nesta segunda-feira (5). Na reunião, o diagnóstico dos problemas enfrentados pela população no transporte foi apresentado. De acordo com o relatório, apenas 120 ônibus articulados estão operando, o que representa 40% do total.

A intervenção começou no dia 22 de março e vai até o início de setembro. Com recursos próprios sendo colocados no BRT neste período, a prefeitura buscaria aumentar o número para 241 veículos. Além disso, 15 das 46 estações fechadas seriam recuperadas em uma primeira etapa da intervenção. O restante em uma segunda fase.

Em decorrência da pandemia da covid-19, o faturamento do sistema teve uma queda: uma comparação entre janeiro de 2021 e o mesmo mês do ano passado aponta diminuição em 43%. No primeiro mês deste ano, a arrecadação chegou a R$ 12 milhões, enquanto que em janeiro de 2020 foram R$ 21 milhões.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.