Rio de Janeiro Com feriadão no RJ, Inca faz alerta para baixo estoque de sangue

Com feriadão no RJ, Inca faz alerta para baixo estoque de sangue

Instituto pede para que população procure hemocentros para fazer doação; 2020 registrou queda de 17% nas doações

O Instituto Nacional de Câncer faz um alerta à população fluminense sobre o baixo estoque de sangue. Com o decreto do Governo Estadual da parada emergencial de dez dias, válidos entre esta sexta-feira (26) e o dia 4 de abril, o Inca pede que as pessoas se mobilizem para doação nos hemocentros de todo Rio de Janeiro. Depois dos atendimentos de emergência, o Inca é a unidade pública com mais movimentação de pacientes no Estado.

Inca alerta para estoque baixo de sangue

Inca alerta para estoque baixo de sangue

Marcelo Camargo/Agência Brasil
 

O ideal para manter o nível de bancos de sangue são 70 coletas diárias. Nesse momento, são apenas 30. De 2019 para 2020, as doações reduziram 17%. E, de 2019 para este ano, considerando de os primeiros três meses de 2021, a queda é de 27%.

De acordo com o Instituto, os tratamentos oncológicos dependem dos bancos de sangue para eficácia, incluindo procedimentos cirúrgicos, transfusões regulares de sangue e plaquetas. Um único doador pode ajudar até 4 pessoas.

Quem pode doar?

Pessoas que têm entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos e em boas condições de saúde podem doar. Não se deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.

O Inca garante que a doação de sangue é segura. Para aqueles que já tiveram a covid-19 com sintomas leves, é possível doar pelo menos 30 dias após cessarem todos os sintomas. Já os que apresentaram sintomas mais graves e que querem doar, precisam entrar em contato com o banco de sangue, antecipadamente, para uma avaliação. 

Além disso, é necessário apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. 

Serviço:

Inca:

Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados, das 8h às 12h. No dia 02 de abril, feriado, o Banco de Sangue não funcionará. 
Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

HemoRio:

Endereço: Rua Frei Caneca, 8, Centro - Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: todos os dias de semana, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados.
Por questões de segurança, não será permitida a doação de sangue do doador acompanhado de menor de 12 anos. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas