Rio de Janeiro Covid-19: Paes sinaliza nova etapa de reabertura no Rio para dia 15

Covid-19: Paes sinaliza nova etapa de reabertura no Rio para dia 15

Prefeito acredita que uso de máscaras deverá ser desobrigado em locais abertos quando cobertura vacinal chegar a 65%

Paes acredita que Rio
entrará em nova fase de reabertura

Paes acredita que Rio entrará em nova fase de reabertura

Reprodução/ Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta segunda-feira (4), através do Twitter, que acredita que a cidade pode entrar em uma nova etapa do plano de flexibilizações definido pelo Comitê Científico da Prefeitura a partir do próximo dia 15.

Paes publicou um documento, elaborado em 9 de agosto, no qual são apresentadas condições para a reabertura. A segunda etapa prevista no plano está atrelada à cobertura vacinal completa de 65% da população contra a covid-19, marca que o prefeito acredita que será atingida no dia 15.

Cumprida a condição, estão previstas:

    - a permissão para a realização de eventos em locais abertos com público de até 1.000 pessoas, com uso de máscaras obrigatório;

    - a abertura de danceterias, boates, casas de show e festas em locais fechados somente para pessoas com esquema vacinal completo e com capacidade limitada a 50% do público;

    - a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos sem aglomeração, com a utilização se mantendo obrigatória em locais nos quais não seja possível manter o distanciamento.

O prefeito ambém declarou que a terceira etapa, que depende da vacinação completa de 75% da população, deve ser iniciada no dia 15 de novembro. Essa fase prevê:

    - a utilização de máscaras sendo obrigatória apenas em transportes públicos e ambientes hospitalares;

    - a livre circulação, sem restrição de capacidade e distanciamento.

Na publicação, Paes ressaltou que o comitê é formado por dois ex-ministros da Saúde, um ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde e representantes da Uerj, Ufrj, Unirio e Fiocruz.

Neste domingo (3), o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou em uma rede social que a cobertura vacinal da cidade do Rio é proporcionalmente maior que a registrada nos Estados Unidos.

De acordo com dados apresentados por ele, a capital fluminense possui 56,4% da população com esquema vacinal completo, contra 56,2% do país norte-americano.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Thiago Calil 

Últimas