Rio de Janeiro Covid-19: Prefeitura do Rio irá anunciar restrições nesta quinta (4)

Covid-19: Prefeitura do Rio irá anunciar restrições nesta quinta (4)

Sem adiantar novas regras, prefeito afirmou que deve haver mudanças diante do avanço do coronavírus no país

O prefeito Eduardo Paes afirmou que pretende anunciar nesta quinta-feira (4) novas restrições devido à pandemia do novo coronavírus no Rio, além de antecipar o balanço epidemiológico semanal da covid-19 na cidade.

Rio deve ter novas restrições devido à pandemia

Rio deve ter novas restrições devido à pandemia

Tânia Rego/ Agência Brasil/ 27.02.2021

Durante a coletiva sobre a intervenção da prefeitura no serviço do BRT, nesta quarta (3), Paes avaliou que os números no Rio são "positivos" em meio ao avanço do coronavírus no país. No entanto, apesar de ter dito, na segunda (1º), que não mudaria as regras, o prefeito, sem adiantar as novas medidas, confirmou que haverá mudanças.

"Quero repetir que venho acompanhando de perto a evolução do coronavírus no Rio desde o início do meu mandato, desde que essa segunda onda começou a se tornar mais grave e contundente no país, estou acompanhando diariamente os números da cidade do Rio. Os números continuam positivos dentro dessa realidade que a gente vive. Nada é bom, mas continua positivo. Mas venho manifestando um pouco das minhas dúvidas em relação ao que acontece a nossa volta. Fiz uma reunião na segunda com o Comitê Científico e estou esticando todas as cordas. Amanhã anunciaremos novidades em relação a restrições", disse.

Na terça (2), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou uma nota técnica que apontou para o agravamento da pandemia em todo o país. Diante do pior cenário em relação às taxas de ocupação de leitos de UTI  (Unidade de Tratamento Intensivo) para covid-19 para adultos em vários Estados e capitais, os pesquisadores recomendaram adoção de medidas mais rigorosas de restrição da circulação e das atividades não essenciais, levando em conta cada região.

No boletim, o Estado do Rio aparece em zona intermediária de alerta, com aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 de 61% para  63%. Os dados são foram verificados em 1º de março, em comparação aos observados em 22 de fevereiro.

De acordo com o 8° boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura do Rio na última sexta-feira (26), apenas 3 regiões administrativas estão com alto risco para a covid-19. No entanto, Paes decidiu manter todas as 33 áreas por conta da presença das novas variantes do vírus.

Últimas