Coronavírus

Rio de Janeiro Covid-19: RJ entra na bandeira laranja por risco moderado

Covid-19: RJ entra na bandeira laranja por risco moderado

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que situação melhorou, mas ainda há regiões com nível alto para transmissão

A 30ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (14) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio de Janeiro está com bandeira laranja, que indica risco moderado de contrair a doença, na pontuação geral. A pesquisa apresenta uma melhora do cenário epidemiológico, com a região norte saindo da bandeira laranja e passando para a amarela, risco baixo, e uma piora, na região litorânea, que estava com bandeira laranja e passa para a vermelha.

RJ entrou na bandeira laranja no mapa de risco

RJ entrou na bandeira laranja no mapa de risco

Divulgação/ Governo do RJ

As regiões metropolitana I, baía da Ilha Grande, serrana e noroeste permanecem com bandeira vermelha. Centro-Sul, metropolitana II e médio Paraíba seguem na laranja. A análise compara a semana epidemiológica 17, entre 25 de abril e 1º de maio, com a 15, entre 11 e 17 de abril.

O Estado do Rio apresentou uma redução de 28% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave caíram 27% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (14), são 84,8% para leitos de UTI e 61,2% para leitos de enfermaria.

Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Últimas