Rio de Janeiro Covid: 92% da população do RJ está em cidades com Bandeira Amarela

Covid: 92% da população do RJ está em cidades com Bandeira Amarela

Índice criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro revela queda acentuada no número de casos e óbitos causados pelo novo coronavírus

  • Rio de Janeiro | Da Agência Brasil

Levantamento aponta queda no número de casos

Levantamento aponta queda no número de casos

Pilar Olivares/Reuters

O novo Mapa de Risco para a Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro aponta que 92,5% da população está em municípios classificados como de Bandeira Amarela, apresentando baixo risco para a doença. O dado foi revelado nesta segunda-feira (19), pela Subsecretaria Extraordinária das Ações Governamentais Integradas da Covid-19.

Três municípios do Rio suspendem aulas presenciais a partir de hoje

Segundo o estudo, apenas duas das nove regiões do estado apresentam risco moderado, com Bandeira Laranja: centro-sul e norte. Nessas duas regiões vivem 7,45% da população do estado.

As sete regiões classificadas em amarelo são: Metropolitanas I e II, Baía da Ilha Grande, Médio-Paraíba, Baixada Litorânea, Noroeste e Serrana. Juntas, elas concentram 92,55% da população do estado.

Na edição anterior do Mapa de Risco, a sétima, divulgada em 2 de outubro, mostrava apenas a Região Centro-Sul em Bandeira Laranja. A oitava edição compara as Semanas Epidemiológicas 41 (04 a 10 de outubro) em relação à 39 (de 20 a 26 de setembro).

Taxa de positividade de pacientes testados para coronavírus; variação de casos e óbitos por SRAG (síndrome respiratória aguda grave); taxa de ocupação de leitos destinados a SRAG; e previsão de esgotamento de leitos de UTI para SRAG são os indicadores utilizados na análise.

PF cumpre sete mandados de busca em 77ª fase da Lava Jato

No geral, houve em todo o estado uma redução no número de óbitos (-46,96%) e casos (-33,31%). A taxa de ocupação de leitos de enfermaria destinados aos pacientes de covid-19 ficou em 36,23%, e a de leitos de UTI, em 52,57%. A previsão de esgotamento de leitos de UTI e a taxa de positividade para covid-19, dois dos seis indicadores usados no cálculo, ainda mantêm o RJ na Bandeira Amarela.

As bandeiras e os riscos indicados variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Cada nível de risco representa um conjunto de recomendações de isolamento social.

Últimas