Morte de Marielle Franco
Rio de Janeiro Cria da Maré, Marielle recebeu mais votos na zona sul do Rio e Tijuca

Cria da Maré, Marielle recebeu mais votos na zona sul do Rio e Tijuca

Levantamento do R7 mostra que nas zonas eleitorais que incluem o Complexo da Maré, a vereadora assassinada na quarta (14) recebeu votações menores

Marielle Franco

Marielle Franco recebeu mais de 46 mil votos

Marielle Franco recebeu mais de 46 mil votos

Reprodução/Instagram

Os eleitores dos bairros de classe média do Cosme Velho, Laranjeiras, Botafogo e Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro, e da Tijuca, na zona norte, foram os que mais votaram na vereadora Marielle Franco (PSOL), morta na última quarta-feira (14) com o motorista Anderson Gomes Pedro. No total, ela recebeu 46.502 votos e foi a quinta mais votada da cidade.

Votação de Marielle nas eleições de 2016

Por zona eleitoral

De acordo com o levantamento feito pelo R7 com base nos dados do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), a 16ª zona eleitoral da cidade do Rio de Janeiro, que corresponde aos bairros do Cosme Velho e das Laranjeiras, foi onde Marielle recebeu mais votos: 2.237.

A 4ª zona eleitoral, dos bairros do Botafogo e de Humaitá, foi a segunda que mais contribuiu para eleição da vereadora: contou com 1.926 votos. Ela foi a segunda mais votada em cada uma das zonas.

Na sequência dos bairros que mais votaram em Marielle aparece a Tijuca — também de classe média do Rio, mas localizada na zona norte —, na qual a vereadora recebeu 1.837 votos. Ela foi a quarta mais votada da região, que é a 7ª zona eleitoral.

Nas duas zonas eleitorais que recebem votos dos eleitores do Complexo da Maré (160ª e 161ª), onde a vereadora nasceu e vivia, ela recebeu 2.147 votos.

Na primeira região, que abrange Maré, Olaria e Ramos, Marielle recebeu 459 votos (1,77% dos votos válidos), sendo a 12ª mais votada.

Na outra zona eleitoral (161ª), que corresponde aos bairros Bonsucesso e Ramos e inclui distritos do Complexo da Maré, ela foi a 5ª mais votada, com 1.688 votos. Esta foi a quarta zona eleitoral que mais votou em Marielle.