Defesa Civil do Rio desinterdita prédio principal do Museu Nacional
Equipe de engenheiros da UFRJ assumiu responsabilidade técnica do prédio, incendiado no início do mês, e vai ficar encarregada de serviços emergenciais
Rio de Janeiro|PH Rosa, do R7, com Estadão Conteúdo

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Rio de Janeiro desinterditou o prédio do Museu Nacional nesta sexta-feira (14). De acordo com o órgão, uma equipe de engenheiros da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) assumiu a responsabilidade técnica do prédio incendiado, o que era condição determinante para a desinterdição.
UFRJ e Museu Nacional aguardam R$ 10 milhões prometidos pelo MEC
De acordo com a Defesa Civil, a partir de agora, a equipe da universidade fica encarregada dos serviços emergenciais, de prevenção e estabilização do prédio.
Na quarta-feira (12), foi iniciada a primeira etapa da recuperação do Museu Nacional, incendiado no dia 2 de setembro. Ao redor da construção foram instalados tapumes de madeira.
Governo francês enviará especialistas em museus ao Rio de Janeiro
De acordo com a direção do museu, o objetivo é proteger o local. Na próxima etapa, será realizado o trabalho de contenção do prédio, para afastar o risco de desabamentos. Uma cobertura será também instalada na parte superior do prédio para proteger a construção da de chuva, fungos e mofo.
Também serão instalados, do lado de fora, contêineres para que especialistas possam fazer varredura nos escombros a fim de recuperar peças do acervo que possam ter sobrevivido ao incêndio.
Campanha pede doação de livros para biblioteca do Museu Nacional
