Detran-RJ suspende atividades e postos darão vacina da gripe

Suspensão será por tempo indeterminado; órgão vai disponibilizar os postos para a vacinação drive thru e ações sociais consideradas necessárias

Postos estão disponíveis para vacinação

Postos estão disponíveis para vacinação

Divulgação/Governo do Estado

O Detran-RJ suspendeu, por tempo indeterminado, todas as atividades a partir desta quarta-feira (25). A medida segue as determinações do governador Wilson Witzel de evitar aglomerações para frear o avanço do novo coronavírus no estado.

Coronavírus: Rio usará dados de telefonia para detectar aglomerações

Com a suspensão, o órgão vai disponibilizar todas as unidades de vistoria para a vacinação drive thru, que permite que a vacina seja aplicada sem a necessidade de sair do carro, e demais ações sociais que forem consideradas necessárias. Desde a última segunda-feira (23), os postos do Detran foram colocados à disposição das prefeituras para a campanha de imunização contra a gripe.

Além disso, foram anunciadas outras medidas, como a prorrogação de 12 para 18 meses dos processos de primeira habilitação. Quem deu entrada no processo a partir de 21 de março de 2019, terá mais seis meses de prazo.

"A prioridade de todos neste momento é preservação da vida. As determinações adotadas abrem espaço para mais locais de vacinação, mais ações sociais, e evitam a aglomeração de pessoas que, infelizmente, ainda estava acontecendo nas unidades que permaneciam abertas. Reafirmo o nosso compromisso com a população. Ninguém será prejudicado pela suspensão temporária dos serviços. Já determinamos a prorrogação de todos os prazos, inclusive de CNHs vencidas a partir do dia 19 de fevereiro passado. Estamos atentos à necessidade da população, aí listadas as emergências. Todos podem ficar tranquilos", afirmou o presidente do Detran, Antônio Carlos dos Santos.

RJ vai promover aulas online para alunos da rede pública estadual

Os casos considerados de urgência terão atendimento, em esquema especial, serão realizados somente no prédio-sede, na avenida Presidente Vargas, centro do Rio. O órgão considera urgente as 2ª vias da identidade e habilitação para profissionais com atividades remuneradas, funcionários das áreas de saúde e segurança. Eles só poderão obter os documentos em casos de perda, roubo ou furto.

Novas medidas

• Prorrogação de 12 para 18 meses dos processos de primeira habilitação;
• Permissão para que os condutores possam dirigir com a carteira de habilitação ou PPD (Permissão Para Dirigir) vencidas a partir de 19 de fevereiro;
• Permissão para novos veículos, adquiridos a partir do último dia 19 de fevereiro, circularem sem placa. É recomendado que os condutores andem com a nota fiscal e identidade;
• Suspensão da obrigatoriedade de emissão do CRV, o novo registro de veículos usados;
• Suspensão dos serviços de identificação civil, exceto para casos emergenciais;
• Prorrogação do prazo de licenciamento anual;
• Suspensão do Dia D, previsto para o próximo dia 2 de abril

Estado do Rio confirma 6ª morte e 305 casos da covid-19

Vacinação contra a gripe

A vacina drive thru é destinada apenas para as pessoas que utilizam os carros como transporte, para evitar aglomerações. Os pedestres devem se dirigir às clínicas da família e unidades de saúde.

Os postos de vacinação contra a gripe estão disponíveis em Campo Grande, Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Catete e Tijuca, além de Nova Iguaçu e Barra Botafogo. As cidades de Cabo Frio e Nova Friburgo já informaram interesse em adotar a medida.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa