Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Direção de escola cívico-militar é exonerada no Rio

Decisão foi tomada por desrespeito ao protocolo sanitário e conduta incompatível com o ambiente escolar

Rio de Janeiro|Do R7

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro exonerou nesta terça-feira (25) a direção da escola municipal Cívico-Militar Carioca General Abreu, situada no bairro do Rocha, zona norte, por desrespeito ao protocolo sanitário e conduta incompatível com o ambiente escolar.

Direção de escola foi exonerada após denúncia
Direção de escola foi exonerada após denúncia Direção de escola foi exonerada após denúncia

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram alunos dessa escola perfilados no pátio, durante uma cerimônia de hasteamento de bandeiras realizada nesta terça-feira. Aglomerados, os alunos são obrigados a repetir frases ditas por um adulto: "Muitos querem, mas não podem / Nós queremos e podemos / Nós somos nós e o resto é o resto / Brasil acima de tudo, abaixo de Deus".

O Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro) recebeu imagens e vídeos da cerimônia e fez uma denúncia ao MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio), à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e à Secretaria Municipal de Educação.

"O Sepe alerta para a tentativa de criação de uma rede de ensino à parte da rede municipal de educação, com unidades militarizadas que submetem seus alunos à doutrinação, retirando deles a individualidade e a capacidade de autodesenvolvimento. O sindicato entende que este modelo de escola, além de não atender a diversidade, não contribui para a formação de cidadãos com capacidade crítica", afirma em nota o sindicato, que estuda medidas jurídicas a serem adotadas.

A escola foi inaugurada em 14 de agosto de 2020 e atende cerca de 560 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em turno único de oito horas, das 7h30 às 15h30. A unidade integra o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do governo federal. Segundo esse sistema, militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.