Meio Ambiente

Rio de Janeiro Doze pássaros são apreendidos em ação contra tráfico de animais

Doze pássaros são apreendidos em ação contra tráfico de animais

Operação foi realizada pela Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente)

Uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres apreendeu 12 pássaros em feira livre de Honório Gurgel, na zona norte do Rio de Janeiro, no último sábado (25). Maria-preta, trinca-ferro, coleiro e canário-da-terra estavam entre as espécies recolhidas.

Maria-preta, trinca-ferro, coleiro e canário-da-terra estavam entre
 espécies recolhidas

Maria-preta, trinca-ferro, coleiro e canário-da-terra estavam entre espécies recolhidas

Divulgação/Governo Rio

A ação foi realizada pela Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). O Comando de Polícia Ambiental, da Polícia Militar, também participou da operação.

Os comerciantes ilegais fugiram com a chegada das equipes ao local. A venda de animais silvestres é crime previsto na Lei Federal 9.605/98, no artigo 29, com pena de seis meses a um ano.

“Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime. Nossas equipes realizaram essa operação para combater o tráfico desses animais e alertar a população sobre essa prática ilegal. Vamos continuar fiscalizando e trabalhando para coibir esses crimes”, informou Thiago Pampolha, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas