Elefante-marinho é visto na praia do Arpoador no Rio

Nas redes sociais, fotos e vídeos mostram o animal nadando de forma tranquila ao lado de surfistas e banhistas na manhã desta segunda-feira (13)

Surfistas e banhistas flagraram o momento

Surfistas e banhistas flagraram o momento

Reprodução/Redes sociais

Um elefante-marinho foi visto  na manhã desta segunda-feira (13) próximo às pedras da praia do Arpoador, na zona sul do Rio.

Nas redes sociais, fotos e vídeos mostram o animal nadando de forma tranquila ao lado de surfistas e banhistas. 

Leia também: Tremor de terra assusta moradores da Baixada Fluminense

Em um vídeo compartilhado na internet, um homem se refere ao animal como um leão-marinho, mas, de acordo com o biólogo Rafael Carvalho, do Maqua (Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores) da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), trata-se de um elefante-marinho. 

Segundo Rafael Carvalho, o animal é jovem e ainda não desenvolveu a tromba, que é uma característica da espécie. Além disso, a aparição do animal em uma parte rasa do mar é considerada normal, já que ele costuma usar a terra para descansar.

Rafael também alertou para que os banhistas respeitem o espaço do animal.

“Aos banhistas, é importante respeitar o espaço do animal, além de manter uma certa distância. Isso para não acontecer nenhuma reação dele e, principalmente, preservar a vida do elefante-marinho e das pessoas", afirma o biólogo.

De acordo com o decreto da Prefeitura do Rio, as praias só estão liberadas para os praticantes de esportes individuais devido à pandemia do novo coronavírus. Quem descumprir a regra pode receber multa de R$ 106.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira