Rio de Janeiro Escolas municipais do Rio voltam às aulas presenciais nesta segunda

Escolas municipais do Rio voltam às aulas presenciais nesta segunda

Levantamento da Secretaria Municipal de Educação aponta que 82% dos responsáveis afirmam que vão levar estudantes para escolas

Resumindo a Notícia

  • 1.542 escolas retomam atividades presenciais nesta segunda (2)
  • Alunos poderão merendar nas unidades, seguindo protocolos contra covid
  • Apenas uma escola não vai voltar hoje, mas deverá reabrir ainda em agosto
  • Alunos e profissionais da educação, incluindo merendeiras e inspetores, receberam máscaras
Rio tem volta às aulas presenciais nesta segunda

Rio tem volta às aulas presenciais nesta segunda

Reprodução/ Prefeitura do Rio

As escolas municipais do Rio voltaram às aulas nesta segunda-feira (2) para o segundo semenstre letivo de 2021. Segundo a SME (Secretaria Municipal de Educação), 1.542 unidades escolares retornam hoje, com estudantes de toda a rede - desde o berçário até o ensino de jovens e adultos. 

Nesta manhã, o secretário da pasta esteve na Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão, zona norte, para receber os alunos. Pelas redes sociais, ele comentou a retomada das atividades.

"O nosso lema agora é mais do que devolver nossas crianças e jovens às escolas, mas garantir que elas estejam lá aprendendo. É isso que vai transformar a vida delas e de suas famílias", afirmou o secretário Renan Ferreirinha. 

A volta às aulas presenciais acontece conforme os protocolos sanitários determinados pelo Comitê de Enfrentamento à covid-19. Para isso, algumas escolas tiveram adaptações estruturais. 

Apenas uma unidade não vai retomar o ensino presencial, em decorrência de uma reforma no telhado. Entretanto, a escola vai estar apta a receber cerca de 340 estudantes ainda no mês de agosto.

A Rede Municipal de Educação do Rio é formada por 644 mil alunos. 

Protocolos

De acordo com a SME, haverá distanciamento e revezamento de salas de aulas. O mesmo será feito nos demais espaços das escolas, incluindo nos refeitórios.

Todos os alunos poderão merendar nas escolas, com refeições orientadas por nutricionistas. 

Além disso, todas as unidades de ensino deverão manter o distanciamento, com instalação de dispensores de álcool em gel, entre outras medidas como bebedouros adaptados para enchimento de corpos e garrafas. 

Como informou a pasta, já foram distrubuídas 800 mil máscaras descartáveis. Em maio, foram adquiridas 336 mil máscaras no modelo PFF2 e cada profissional da educação recebeu um kit com seis destas máscaras. 

Segundo dados de um levantamento da Secretaria, 82% dos responsáveis afirmam que vão levar os estudantes para aulas presenciais. 

Aulas online

Os alunos da rede municipal poderão conferir videoaulas por meio do canal do Rioeduca em sinal aberto ou pelo canal da Multirio no YouTube. Para mais informações sobre a programação, os horários estão disponíveis no portal da Multirio.

Os estudantes também terão acesso ao aplicativo da SME, Rioeduca, onde poderão ver materiais complementares. Aqueles que não possuirem aparelhos celulares, vão receber material didático extra impresso e deverão ir até as escolas para entregar as atividades. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas