Rio de Janeiro Estudantes de colégio tradicional do Rio protestam a favor de aluno que foi à aula de saia

Estudantes de colégio tradicional do Rio protestam a favor de aluno que foi à aula de saia

Regras do colégio Pedro II proíbem que alunos do sexo masculino usem saias

Estudantes de colégio tradicional do Rio protestam a favor de aluno que foi à aula de saia

Colégio Pedro II proíbe o uso de saia para meninos

Colégio Pedro II proíbe o uso de saia para meninos

Reprodução Rede Record

A favor de um estudante do sexo masculino que foi à aula vestindo saia, outros alunos do Colégio Pedro II, da unidade de São Cristóvão, zona norte do Rio,  resolveram fazer um protesto para repudiar a obrigatoriedade do uso de calças pelos alunos. A instituição de ensino optou por seguir o regulamento sobre o uso correto do unifome e se posicionou contra ao uso de saias por meninos.  

— A direção e o Sesop (Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica) conversaram com o aluno sobre a necessidade de seguir as regras estipuladas pela instituição sobre o uso do uniforme escolar. Após o diálogo, o aluno concordou em realizar a troca da saia pela calça.  

Em defesa do colega, nesta terça-feira (2),um grupo de aproximadamente 15 meninos foi à escola trajando saias e participaram no movimento intitulado Saiato, em favor da diversidade sexual. O colégio se mostrou aberto ao diálogo para eventuais ajustes nas atuais regras sobre o uso do uniforme.  

— Ressaltamos que o atual Código de Ética Discente está sendo reformulado com a participação de toda a comunidade escolar, contando inclusive com a participação ativa dos alunos, que podem sugerir as alterações que acharem necessárias.  

De acordo com o colégio, no sábado (23), o aluno trocou de uniforme dentro das dependências da escola, substituindo a calça azul marinho pela saia. Apesar de ter advertido o estudante sobre seguir as regras sobre o uso do uniforme, a instiuição deixou claro que é contra qualquer tipo de preconceito.  

— O Colégio Pedro II reconhece que a adolescência é um período de descobertas e repudia qualquer tipo de intolerância e discriminação.    

Leia mais:

Campanha pede que meninos usem saia contra o sexismo em escolas da França

Em dia de calor no Rio, homem vai ao trabalho de saia e faz sucesso na internet

Por conta do intenso calor, Rodrigo Faro vai trabalhar de saia