Novo Coronavírus

Rio de Janeiro Fiocruz dá treinamento para diagnóstico do novo coronavírus

Fiocruz dá treinamento para diagnóstico do novo coronavírus

Órgão vai treinar técnicos de oito estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste; evento vai acontecer na quarta (11) e na sexta (13) na sede da Fiocruz

  • Rio de Janeiro | Ana Beatriz Araújo, do R7*

Treinamentos acontecem nestas quarta (11) e sexta-feira (13)

Treinamentos acontecem nestas quarta (11) e sexta-feira (13)

Reprodução/Fiocruz

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai realizar treinamentos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste para diagnosticar o novo coronavírus. Com isso, o número de laboratórios treinados pelo órgão chegará a 12. As aulas serão realizadas nestas quarta-feira (11) e sexta-feira (13).

A capacitação será feita na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Serão abordados temas relacionados à vigilância laboratorial, protocolo para diagnóstico do Covid-19, recomendações sobre biossegurança, transporte de amostras e discussão geral sobre a situação atual de cada estado. Além disso, temas como montagem de protocolos, revisão e análise dos resultados também serão ministrados.

Kits desenvolvidos pelo IBMP (Instituto Molecular do Paraná) foram encomendados para utilizar no treinamento. Neles estão os insumos para realizar os testes diagnósticos para o novo coronavírus produzidos pela Fiocruz. Cerca de 30 mil kits serão distribuídos à rede de laboratórios públicos de todo o país.

Ao final, os profissionais vão estar capacitados para realizar testes específicos para detectar o vírus.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas