Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fiscalização interdita 5 clínicas de bronzeamento artificial no Rio

Procon achou em estabelecimentos que oferecem o serviço câmaras com lâmpadas ultravioleta, o que é proibido pela Anvisa

Rio de Janeiro|Do R7

Cinco estabelecimentos foram interditados nas zonas sul e norte
Cinco estabelecimentos foram interditados nas zonas sul e norte Cinco estabelecimentos foram interditados nas zonas sul e norte

Uma fiscalização do Procon-RJ e da Polícia Civil interditou cinco clínicas de bronzeamento artificial nas zonas norte e sul do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (24).

A operação teve como alvo apurar denúncias de estabelecimentos que ofereciam o serviço por meio de câmaras que utilizam lâmpadas ultravioleta, o que é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2009, devido aos riscos à saúde.

Segundo os agentes, foram encontrados os equipamentos nas cinco clínicas interditadas. Ao menos quatro responsáveis foram conduzidos à delegacia.

"Essa operação tem o intuito de proteger a saúde do consumidor, tendo em vista que o bronzeamento feito por câmaras com lâmpadas ultravioleta está proibido há 14 anos pela agência reguladora, pois segundo os especialistas o benefício estético não compensa o risco à saúde causado ao consumidor, uma vez que a exposição aos raios ultravioleta aumenta as chances de câncer de pele", disse o presidente da autarquia, Cássio Coelho.

Publicidade

O presidente do Procon-RJ ainda fez outro alerta: "É importante que o Procon, em conjunto com outros órgãos, atue para coibir a prática e proteger a saúde do consumidor, que muitas vezes desconhece a proibição, já que esses estabelecimentos fazem publicidades nas redes sociais de forma a simular uma regularidade e segurança que não existem".

O Procon-RJ esclareceu que a medida que impede o uso desses equipamentos também proíbe a importação, o recebimento em doação, aluguel e a comercialização dessas câmaras. Porém, para tratamento de saúde, como os feitos em consultórios dentários, o uso é permitido.

A orientação é que, antes de qualquer procedimento estético, o consumidor busque informações sobre o profissional, a regularidade do procedimento e a reputação do local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.