Rio sob intervenção
Rio de Janeiro General do Exército é confirmado como novo secretário de Segurança

General do Exército é confirmado como novo secretário de Segurança

General Richard Fernandez Nunes, escolhido como secretário por interventor, comandou ocupação do Complexo da Maré entre 2014 e 2015

General do Exército é confirmado como novo secretário de Segurança

General Richard Nunes é novo secretário de Segurança

General Richard Nunes é novo secretário de Segurança

JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 27.02.2018

Foi oficializado, nesta terça-feira (27), o nome do general Richard Fernandez Nunes como novo secretário de Segurança do Rio de Janeiro. A escolha já havia sido confirmada ao R7 no sábado (24), pelo porta-voz do CML (Comando Militar do Leste), coronel Roberto Itamar.

O anúncio oficial foi realizado durante coletiva de imprensa no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) pelo interventor federal general Walter Souza Braga Netto. Durante o encontro, Nunes falou sobre a atuação durante o período de intervenção.

— Estamos analisando uma recomposição logística. Ter uma presença mais efetiva nas ruas vai dar maior segurança à população.

No último dia 16, após o presidente Michel Temer assinar o decreto que autoriza a intervenção federal na área de Segurança Pública do Estado do Rio, o então secretário de Segurança, Roberto Sá, foi afastado e, em seguida, exonerado do cargo.

O general de Brigada Richard Fernandez Nunes é natural do Rio de Janeiro. Ele ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em fevereiro de 1978, e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em dezembro de 1984.

Richard Fernandez é bacharel em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Como oficial-general, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada – Brigada Silva Paes, em Santa Catarina.

De dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, assumiu o comando do 5º contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, no Rio.

O general exerce o comando da ECEME (Escola Marechal Castello Branco ) desde setembro de 2016.

    Access log