Rio de Janeiro Governo do Rio apresenta dados errados da covid-19 para Justiça

Governo do Rio apresenta dados errados da covid-19 para Justiça

O levantamento encaminhado serviu como base para a decisão judicial que pode autorizar o fechamento dos hospitais de campanha do Estado

Governo quer fechar todos os hospitais de  campanha

Governo quer fechar todos os hospitais de campanha

Divulgação/Governo do Estado

Após o Governo do Rio de Janeiro apresentar à Justiça dados errados sobre as vítimas da Covid-19 no Estado, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) esclareceu que o painel  informa os dados que são publicados no sistema no dia e que isso não implica que todos os óbitos ocorridos recentemente já estejam inseridos e contabilizados.

O levantamento encaminhado serviu como base para a decisão judicial que pode autorizar o fechamento dos hospitais de campanha do Estado.

De acordo com a SES, em alguns dias os sistemas e-SUS (Sistema Único de Saúde) e Sivep (Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica), do Ministério da Saúde apresentaram instabilidades, o que gerou atraso nos lançamentos dos dados e pode ter interferido na coleta de informações feita pela PGE-RJ (Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro). Após corrigidos os erros, esses dados foram atualizados, revisados e inseridos gradualmente nos boletins seguintes.

Em nota, a PGE-RJ informou que apresentou uma nova petição ao Juízo da 14ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital na quarta-feira (28) solicitando uma audiência especial com a presença do Secretário de Saúde. O novo documento integra o processo no qual a procuradoria apresentou os fundamentos utilizados pelo Estado para desmobilização dos hospitais de campanha.

*Sob supervisão de Celso Fonseca

Últimas