Coronavírus

Rio de Janeiro Governo do RJ começa testagem em massa nesta sexta-feira (4)

Governo do RJ começa testagem em massa nesta sexta-feira (4)

Medida havia sido anunciada pelo governador em exercício Cláudio Castro em coletiva no último dia 24 e será realizada em três unidades de saúde

  • Rio de Janeiro | Ana Beatriz Araújo, do R7*

Medida foi anunciada pelo governador em exercício do RJ

Medida foi anunciada pelo governador em exercício do RJ

Reprodução/ Instagram

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou, nesta sexta-feira (4), o programa de testagem em massa da população. A medida foi anunciada pelo governador em exercício Cláudio Castro como uma das ações de combate à covid-19.

Os exames por RT-PCR serão realizados no Hospital Estadual Alberto Torres, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Colubandê, ambos em São Gonçalo, na região metropolitana, e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

Rio: Cidade de Deus recebe reforços após suposta invasão de milicianos

Em nota divulgada pela SES a escolha dos três centros de testagem se deu por conta do aumento do número de diagnósticos positivos nas regiões, além da oferta de exames RT-PCR disponíveis em municípios do estado. O órgão também afirma que desde outubro houve um aumento da disponibilidade de testes desse tipo.

Além da testagem em massa, outra medida anunciada foi a abertura de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com covid-19, totalizando 348. Destes, 112 foram abertos e o restante será entregue até o próximo dia 15, dependendo da evolução dos casos.

Segundo o secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, a ampliação da testagem e aumento de leitos são importantes para atender a população.

"Estamos tomando as medidas necessárias para o enfrentamento aos novos casos de Covid-19 no estado. Vamos ampliar ainda mais o número de leitos e testar o maior número possível de pessoas", disse o secretário.

Os agendamentos podem ser feitos a partir desta quinta-feira (3) no aplicativo Dados do Bem. O teste é voltado para pacientes sintomáticos a partir de 12 anos, entre o primeiro e sétimo dia de início dos sintomas. Pessoas que tiveram contato próximo com casos positivos para a covid-19 também podem fazer a testagem.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas