Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Implosão de antigo prédio do IBGE altera esquema de trânsito no Rio

Segundo a Prefeitura do Rio, o horário de funcionamento de trens e metrô também sofrerá mudanças em razão do trabalho na Mangueira

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7

O antigo prédio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), localizado no bairro da Mangueira, zona norte do Rio de Janeiro, será implodido neste domingo (13), para construção de 2.000 unidades do Minha Casa Minha Vida. Para a derrubada do edifício, a prefeitura montou um esquema de segurança com interdição de vias e também alteração do horário de funcionamento dos trens e metrô. 

Trinta homens, entre controladores da Cet-Rio e Guardas Municipais, participarão da operação com objetido de monitorar toda a área impactada pela implosão e também garantir a fluidez no trânsito. A prefeitura recomenda ainda que motoristas evitem circular pelos bairros Mangueira, São Cristóvão e Benfica no horário da interdição.

A rua Visconde de Niterói, no período entre 6h e 8h, ficará totalmente fechada, em ambos os sentidos, no trecho

entre o Viaduto da Mangueira (Viaduto Agenor de Oliveira) e a Rua Ana Neri.

Publicidade
Trânsito será desviado por homens da Cet-Rio e GM
Trânsito será desviado por homens da Cet-Rio e GM Trânsito será desviado por homens da Cet-Rio e GM

Veja as opções de rotas de desvio do trânsito entre 6h e 8h de domingo:

- Veículos que estiverem trafegando pela rua Senador Bernardo Monteiro, no sentido São Cristóvão, serão desviados para a rua Ana Neri e rua São Luiz Gonzaga;

Publicidade

- Veículos que estiverem na av. Marechal Rondon, sentido Centro, não poderão acessar o viaduto daMangueira e deverão seguir pela avenida Radial Oeste. O acesso à região de São Cristóvão e de Benfica deverá ser feito pelo viaduto de São Cristóvão; 

- Já os veículos que estiverem na avenida Visconde de Niterói, sentido Benfica, serão desviados pelo viaduto da Mangueira. Motoristas que desejarem seguir para Benfica deverão acessar as ruas São Francisco Xavier, Santos Melo, Licínio Cardoso e Ana Neri.

Publicidade

Sirenes

Uma hora antes da implosão, os moradores da região deverão desocupar os imóveis situados dentro do perímetro de segurança máxima. Eles só poderão retornar após liberação da Defesa Civil.

Por meio de sinais sonoros, as equipes vão se comunicar com as pessoas que estiverem no local:

1º toque, às 6h30, comunica o bloqueio total das vias

2º toque, às 6h50, avisa sobre inspeção final da área evacuada

3º toque, às 6h55, pede atenção

4º toque, às 7h, avisa que ocorrerá implosão

5º toque, às 7h15, comunica liberação da área após checagem dos técnicos

Trens e metrô

Por medida de segurança, a SuperVia vai interromper temporariamente a circulação dos trens entre as estações Central do Brasil e Triagem (ramais Saracuruna e Belford Roxo). Das 6h15 às 7h30, algumas viagens desses ramais terão os horários de partida reprogramados, e outras viagens com destino à Central do Brasil serão encerradas na estação Triagem.

Já as estações da Linha 2 do MetrôRio terão seu horário de abertura alterado. A operação entre Pavuna e Estácio será iniciada 30 minutos após a liberação da área pela Defesa Civil. As Linhas 1 e 4 funcionarão no horário normal, das 7h às 23h.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.