Rio de Janeiro Jardim Botânico oferece acesso gratuito a trilhas temáticas no Rio 

Jardim Botânico oferece acesso gratuito a trilhas temáticas no Rio 

Passeios são agendados, e calendário começa nesta sexta-feira (2); mais de 50 pontos turísticos da instituição estão no trajeto

  • Rio de Janeiro | Da Agência Brasil

Visitas guiadas às trilhas temáticas serão sempre às sextas-feiras, às 10h

Visitas guiadas às trilhas temáticas serão sempre às sextas-feiras, às 10h

Tomaz Silva/Agência Brasil

O Jardim Botânico do Rio passa a oferecer gratuitamente, neste mês, visitas guiadas às trilhas temáticas, sempre às sextas-feiras, às 10h. O calendário começa, nesta sexta (2), com a Trilha Histórica, que também poderá ser visitada nos dias 9, 16 e 23. No passeio, estão incluídos mais de 50 pontos, onde é possível conhecer o acervo de espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos da instituição.

O orquidário, a região amazônica, o roseiral, as fontes Wallace e o Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões estão no roteiro da Trilha Histórica. Em uma área cortada pelo rio dos Macacos, a região amazônica possui uma das maiores coleções vivas do arboreto. No local, há árvores monumentais e leguminosas introduzidas pelo naturalista Adolpho Ducke (1876-1959), após inúmeras viagens à Amazônia. Espécies como seringueira, sumaúma, pau-mulato, açaizeiro, andiroba e até o mogno e a castanheira, ameaçadas de extinção, estão na região.

No Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, funcionou uma das unidades de produção da Real Fábrica de Pólvora, criada por dom João em 1808. Na unidade, era realizada a etapa mais perigosa do processo, a compactação da pólvora. Em 1982, devido à deterioração do edifício, o museu foi transferido, a fim de possibilitar a obra de restauração. Os resultados obtidos nas prospecções arqueológicas definiram o novo uso do imóvel como Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, aberto à visitação em 1994.

As visitas guiadas às trilhas são gratuitas, havendo apenas cobrança de entrada no arboreto. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelos telefones (21) 3874-1808/3874-1214 ou email cvis@jbrj.gov.br. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou pelo site jbrj.eleventickets.com .

Últimas