Rio de Janeiro Justiça suspende aplicativo de delivery da Prefeitura do Rio

Justiça suspende aplicativo de delivery da Prefeitura do Rio

Pedido de suspensão foi apresentado pelo vereador Pedro Duarte (Novo); aplicativo foi lançado em março deste ano

TJ-RJ suspendeu o aplicativo "Valeu"

TJ-RJ suspendeu o aplicativo "Valeu"

Reprodução/Redes sociais

A Justiça determinou a suspensão do funcionamento do aplicativo de entrega de refeições “Valeu”, criado pela Prefeitura do Rio por meio da IplanRio (Empresa Municipal de Informática do Rio). O app concorria com aplicativos privados de delivery.

A decisão foi da Juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, que acolheu o pedido de suspensão apresentado na ação popular pelo vereador Pedro Duarte (Novo). O aplicativo foi lançado pelo prefeito Eduardo Paes no dia 30 de março desse ano.

A decisão também traz a obrigação da divulgação de dados sobre gastos e receitas com o funcionamento do app de entregas.

A Juíza destacou um dos argumentos apresentados na ação popular, de que o decreto representava uma intervenção no mercado de serviço de delivery.

“Ainda que, em linha de princípio, não resulte caracterizado o desvio de finalidade à luz das competências atribuídas à empresa pública Iplan Rio, parece-nos, à primeira vista, ter havido indevida intervenção na ordem econômica em condições não competitivas, adotando o réu modelo concorrencial incompatível com o texto constitucional. Neste sentido, o Iplan Rio, ao exercer uma atividade de forma gratuita ou a baixíssimo custo, aparentemente, está agindo prejudicialmente à livre concorrência", destacou a magistrada. 

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas