Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Militares acusados de matar perito viram réus no Rio

Dono de ferro-velho, que é pai de um deles, também está preso e vai responder pelo assassinato de Renato Couto

Rio de Janeiro|

Quatro acusados pela morte do perito da Polícia Civil estão presos
Quatro acusados pela morte do perito da Polícia Civil estão presos Quatro acusados pela morte do perito da Polícia Civil estão presos

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou na quinta-feira (19) a denúncia do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) contra três militares da Marinha e o pai de um deles acusados pela morte do perito da Polícia Civil Renato Couto de Mendonça, ocorrido na última sexta-feira (13).

Segundo o MP-RJ, os sargentos Manoel Vítor da Silva Soares e Bruno Santos de Lima, o cabo Daris Fidelis Motta e Lourival Ferreira de Lima, pai do sargento Lima e dono de um ferro-velho na praça da Bandeira, zona norte do Rio, agrediram Mendonça a socos e dispararam três tiros contra ele.

Depois, transportaram o perito em uma viatura da Marinha e o jogaram ainda vivo no rio Guandu. Os quatro foram presos em flagrante e confessaram o crime. Os três militares vão responder por homicídio com quatro qualificadoras (por motivo torpe, com emprego de meio cruel, à traição e contra autoridade) e fraude processual. Lourival Lima vai responder pelos mesmos crimes, mas sem uma das qualificadoras (emprego de meio cruel).

Ao receber a denúncia, o juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 3ª Vara Criminal do Rio, escreveu que "a materialidade do crime ficou comprovada pelo laudo de exame em local e demais provas já colhidas". O magistrado manteve a prisão preventiva dos acusados — eles foram presos em flagrante, mas a prisão foi convertida em preventiva durante a audiência de custódia.

Publicidade

Segundo o MP-RJ, "o crime foi cometido por motivo torpe, praticado por vingança porque a vítima ameaçou fechar o ferro-velho explorado pelos denunciados Bruno e Lourival caso não fosse ressarcida pelos bens subtraídos de sua propriedade e que teriam sido receptados pelo ferro-velho".

Até a publicação desta reportagem, o Estadão não havia localizado representantes dos quatro réus para que se manifestassem sobre a decisão judicial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.