Rio de Janeiro Niterói desobriga uso de máscara em atividades físicas ao ar livre

Niterói desobriga uso de máscara em atividades físicas ao ar livre

Na segunda fase de flexibilizações, bares e restaurantes poderão funcionar sem horário limite para fechar no município

  • Rio de Janeiro | Rafaela Oliveira, do R7*

Resumindo a Notícia

  • Niterói desobriga uso de máscara apenas para atividades físicas ao ar livre
  • 2ª fase de flexibilizações libera horário de funcionamento de bares e restaurantes
  • Medida amplia público de eventos para 80% da capacidade
  • Prefeito diz que cada município pode decidir o que achar mais adequado, segundo governo estadual
Niterói decreta fim da obrigatoriedade do uso de máscara em atividades físicas ao ar livre

Niterói decreta fim da obrigatoriedade do uso de máscara em atividades físicas ao ar livre

Reprodução/Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói determinou, nesta segunda-feira (1º), o fim da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a Covid-19 na prática de atividades físicas ao ar livre. Na segunda fase de flexibilização, o município também retirou o horário limite para fechamento de bares e restaurantes. 

Além disso, o Programa Novo Normal Niterói amplia a capacidade do público em eventos para 80%, desde que as pessoas possuam comprovante de esquema vacinal completo. O município tem 100% da população com mais de 12 anos vacinada em primeira dose.

O governo do estado liberou o uso de máscaras em áreas abertas, mas cada município pode tomar as decisões que julgar adequadas. Em Niterói, vamos fazer a liberação do uso de máscaras em janeiro, em áreas abertas, sempre com a preocupação de preservar a saúde de todos”, explicou o prefeito Axel Grael, sobre a medida. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 86,2% da população total recebeu, pelo menos, a primeira dose. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui 515.317 habitantes. A porcentagem representa 444.031 pessoas com a 1ª dose, além de 360.606 com a 2ª.

Um total de 12.266 pessoas receberam a vacina com dose única, e outras 65.392 receberam a dose de reforço.Sobre a população acima de 12 anos de Niterói, cerca de 83,3% já está com o esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única).

Próximas flexibilizações

A fase 3 do Programa Novo Normal está prevista para janeiro de 2022, quando a Prefeitura de Niterói pretende atingir 100% da dose de reforço entre idosos, pessoas imunocomprometidas e profissionais de saúde, além de 100% da população da Região Metropolitana II.

De acordo com o planejamento, está prevista a suspensão do uso de máscara em locais abertos, exceto para pessoas pertencentes a grupos de risco para Covid-19. Será permitido o funcionamento de casas noturnas, pubs e boates com até 100% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo.

Também será liberada a realização de grandes eventos com até 100% da capacidade de público, mediante comprovação do esquema vacinal completo.

A prefeitura informou que serão mantidas as orientações de medidas de proteção à vida, tais como, higienização das mãos e ventilação de ambientes.

*Estagiária do R7, sob supervisão Bruna Oliveira

Últimas