Rio de Janeiro Niterói instala placas com nome Paulo Gustavo em rua de Icaraí

Niterói instala placas com nome Paulo Gustavo em rua de Icaraí

Via se chamava Coronel Moreira César; consulta pública para troca de nome teve cerca de 90% de aprovação

  • Rio de Janeiro | Rafaela Oliveira, do R7*

Ator Paulo Gustavo é homenageado com nome de rua em Niterói, onde nasceu

Ator Paulo Gustavo é homenageado com nome de rua em Niterói, onde nasceu

Divulgação/Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói instalou, nesta quarta-feira (19), 46 placas da rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí. Na homenagem ao humorista nascido e criado na cidade, a iniciativa inclui pontos que o ator frequentava. Paulo morreu no último dia 4, vítima de complicações em decorrência da covid-19.

Anteriormente nomeada de Coronel Moreira César, a via é uma das mais importante da zona sul da cidade, localizada na Região Metropolitana do Rio. A mudança foi aprovada, na última quinta (13), pela Câmara dos Vereadores, por meio de uma consulta pública com mais 90% de validação.

"Niterói está homenageando, de várias formas, mais um de seus filhos. É muito justo que a cidade retribua e demonstre admiração pelo trabalho deste artista, que sempre retratou Niterói com carinho", comentou o prefeito Axel Grael em nota.

Moradores tiram foto da placa

Moradores tiram foto da placa

Divulgação/Prefeitura de Niterói

O resultado da consulta pública foi divulgado no dia 8 de maio e teve 34 mil participantes. Além da homenagem, a cidade também fará um circuito cultural pela região e uma estátua em homenagem ao artista no Campo de São Bento.

De acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, as placas se dividem em três esquinas, nos pontos: rua Presidente Backer, pela padaria que o ator frequentava, e nas ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro, que levam até o Campo de São Bento.

Sobre Paulo Gustavo

Depois de ficar 52 dias internado em um hospital particular na zona sul do Rio, Paulo Gustavo morreu no dia 4 de maio com a covid-19. O humorista usava a cidade natal como cenário dos filmes Minha Mãe É Uma Peça. 

Um mês antes do falecimento, no dia 9 de abril, Paulo Gustavo passou por uma microcirugia depois de apresentar complicações pulmonares. Após o procedimento, o quadro do ator chegou a ficar estável. Em pouco mais de duas semanas, em 26 de abril, ele foi diagnosticado com uma nova pneumonia bacteriana.

Em 2 de maio, o estado de saúde de Paulo se agravou com a presença de embolia pulmonar e a equipe médica considerou o quadro irreversível. 

Minha Mãe É Uma Peça

Lançado em 2013, o primeiro longa-metragem foi sucesso nacional e teve duas continuações, em 2016 e 2019. O último filme alcançou a marca de maior bilheteria da história do cinema no Brasil. A personagem Dona Hermínia era inspirada na mãe de Paulo, Dona Déia. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas