Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia prende estelionatários de Santa Catarina no Rio de Janeiro

Grupo conseguia dados de vítimas na Deep Web, parte da internet que só pode ser acessada a partir de aplicativos específicos

Rio de Janeiro|Gabriel Pieroni, do R7*

A Polícia Civil prendeu, na última quarta-feira (11), quatro suspeitos pelos crimes de estelionato, corrupção ativa e posse de arma de fogo de uso restrito. Segundo as investigações, a organização criminosa de Santa Catarina, na região sul do Brasil, é especializada em estelionatos virtuais.

O golpe consiste na aquisição de dados bancários das vítimas na Deep Web - parte da internet que só pode ser acessada a partir de aplicativos específicos - e, de posse das informações, são gerados links de títulos de créditos falsos cujo pagamento, realizado com os dados das vítimas, é destinado para contas de "laranjas" da própria quadrilha.

Com o dinheiro nas referidas contas, o grupo realizava transferências bancárias com uma pequena quantia de dinheiro, para dificultar o rastreio dos valores, além de aquisições de bens para revenda, como joias.

Ainda na última quarta-feira, o grupo tentou realizar uma venda irregular de joias em joalherias da zona sul do Rio, mas foram detidos pela polícia e encaminhados para a 14ª DP (Leblon).

Publicidade

Na delegacia, foram identificados dois apartamentos de aluguel de temporada, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, onde o grupo estava hospedado. Em um dos imóveis foram apreendidos uma pistola, munições, 10 celulares, R$ 4.600,00 em espécie e um automóvel.

Segundo as investigações, um dos criminosos ofereceu R$ 150 mil aos polícias em uma tentativa de suborno. A quadrilha foi encaminhada para o presídio de Benfica, na zona norte do Rio.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.