Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura compra 100 novos BRTs com previsão de entrega para 2023

Nova frota do sistema deve contar com 291 ônibus a partir do ano que vem. Coletivos foram adquiridos por R$ 241 milhões

Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*

Nova frota de BRTs deve contar com 291 coletivos a partir de março de 2023
Nova frota de BRTs deve contar com 291 coletivos a partir de março de 2023 Nova frota de BRTs deve contar com 291 coletivos a partir de março de 2023

A Prefeitura do Rio de Janeiro fechou, nesta sexta-feira (27), a compra de novos 100 BRTs para integrarem a frota. A entrega dos ônibus articulados está prevista para março de 2023.

A vencedora da licitação foi a empresa Guanabara Diesel, a única a apresentar proposta no pregão eletrônico. O valor final da venda foi acordado em R$ 241 milhões por dois lotes de coletivos, com 50 veículos cada.

Em abril, a prefeitura havia adquirido 191 novos ônibus, dos quais 120 são articulados. Os 71 restantes são modelos padrão e possuem previsão de chegada para dezembro deste ano. 

A compra dos ônibus faz parte de um projeto de requalificação do BRT, que prevê a aquisição de 572 novos veículos para a substituição gradativa da frota antiga e a expansão do sistema até o ano que vem.

Publicidade

O sistema BRT é alvo de reclamações de usuários diariamente. Os passageiros denunciam, principalmente, a superlotação e a má conservação dos coletivos, que sofrem com incêndios com frequência. 

No fim de fevereiro, o município do Rio reassumiu o controle do sistema após decretar a caducidade do contrato de concessão. De acordo com a prefeitura, a medida foi motivada pelo “descumprimento por parte dos concessionários de obrigações contratuais de prestação de um serviço de transporte público adequado”. Desde então, o BRT é operado pela empresa pública Mobi-Rio.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.