Rio de Janeiro Prefeitura do Rio decreta ampliação da malha de ciclovias na cidade

Prefeitura do Rio decreta ampliação da malha de ciclovias na cidade

Determinação prevê criação de Plano Cicloviário que integre diferentes estruturas viárias para ser concluído em 360 dias

Plano prevê criação de ciclovias interligando diferentes zonas da cidade

Plano prevê criação de ciclovias interligando diferentes zonas da cidade

Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, um decreto que amplia a malha de ciclovias na cidade.

Segundo a prefeitura, o objetivo é promover o uso da bicicleta como meio de transporte acessível e sustentável para deslocamentos urbanos e facilitar a conexão aos centros de bairros, a grandes equipamentos urbanos e à rede de transportes.

O decreto determina a elaboração de um Plano Cicloviário no qual será definida a construção de ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, além de estacionamentos de bicicletas. E que a expansão da RMB (Rede de Mobilidade por Bicicleta) deve ser feita preferencialmente sem compartilhamento com pedestres.

Também estão previstas adequações dos espaços urbanos e melhorias na sinalização e segurança das estruturas viárias.

Na proposta apresentada pela prefeitura, é possível observar que as ciclovias previstas se concentram na zona norte da cidade e possuirão conexões com as zonas oeste e sul. De acordo com o decreto, o Plano Cicloviário deverá ser concluído em até 360 dias.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas