Rio de Janeiro Prefeitura encerra campanha de vacinação contra gripe no Rio

Prefeitura encerra campanha de vacinação contra gripe no Rio

Segundo Secretaria de Saúde, caiu número de pessoas que buscaram atendimento; campanha deve ser retomada em abril

  • Rio de Janeiro | Victor Tozo, do R7*

Vacinação contra
 gripe foi encerrada no Rio

Vacinação contra gripe foi encerrada no Rio

Tânia Rêgo/ Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira (3), que a campanha de vacinação contra a gripe foi encerrada na cidade. A imunização deve ser retomada em abril deste ano, com uma nova versão da vacina, de acordo com a pasta.

A SMS informou que a última remessa de doses foi recebida pelo município no último dia 10 e que o estoque foi finalizado nesta manhã.

Ainda segundo a pasta, o número de pessoas que buscou assistência nas redes de emergência da cidade caiu 75% em relação ao início de dezembro. Ao todo, mais de 2,9 milhões de vacinas foram aplicadas durante a campanha.

Em meados de novembro, o Rio registrou um grande aumento de casos de gripe causada por Influenza A. De acordo com o secretário estadual de Saúde, o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, foi a primeira vez em décadas que o Rio teve um surto de gripe fora dos meses de inverno.

Para o infectologista Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, a chegada de turistas gripados do hemisfério norte e a baixa cobertura vacinal podem ter justificado o crescimento da doença.

Em dezembro, a prefeitura afirmou que a cidade vivia uma epidemia de gripe e instalou tendas de atendimento para pessoas com sintomas da doença, devido à superlotação das unidades de saúde.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas