Rio de Janeiro Procon-RJ notifica laboratórios que fazem testes de Covid e influenza

Procon-RJ notifica laboratórios que fazem testes de Covid e influenza

Ação apura denúncias de clientes sobre aumento abusivo no preço dos exames e atraso na entrega dos resultados

  • Rio de Janeiro | Márcio Mendes, do R7*

Procon-RJ notifica laboratórios após receber denúncias

Procon-RJ notifica laboratórios após receber denúncias

Divulgação

O Procon-RJ está apurando se laboratórios que realizam testes de Covid-19 e influenza aumentaram o preço dos exames de forma abusiva e se as unidades estão atrasando a entrega dos resultados propositalmente. Quinze estabelecimentos já foram notificados a prestar esclarecimentos.

O órgão fez questionamentos sobre o prazo informado aos pacientes no momento da realização dos testes e as medidas que os laboratórios estão tomando para cumprir a alta demanda de clientes. Foi solicitada, também, a documentação com os preços que estão sendo oferecidos desde outubro de 2021 até o momento. 

Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, afirmou que o órgão está investigando se o aumento de preço dos exames se deve aos valores oferecidos pelos fornecedores de material ou ao crescimento da procura por testes.

Caso não consigam apresentar justificativa sobre a alteração de preço e fique comprovado que o aumento se deu em razão do crescimento da procura, os estabelecimentos serão notificados. 

A fiscalização foi solicitada pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor para verificar denúncias de aumento no valor dos exames e atraso na entrega dos resultados aos consumidores. O Procon informou que serão realizadas pesquisas de preço e fiscalizações.

* Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas