Queda de balão provoca apagão na zona norte do Rio de Janeiro
Pelo menos sete bairros da região ficaram sem luz na noite deste domingo (4), após objeto atingir subestação
Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*, com Record TV Rio
Uma queda de balão deixou, pelo menos, 160 mil pessoas sem luz na noite deste domingo (4), na zona norte do Rio de Janeiro. No incidente, pelo menos sete bairros foram atingidos pela falta de energia: Ilha do Governador, Penha, Brás de Pina, Ramos, Cordovil, Bonsucesso e Olaria. O apagão teve início por volta das 20h40 e durou aproximadamente 30 minutos.

Segundo a Light, concessionária que administra o fornecimento de energia na cidade, um balão atingiu a subestação de Cordovil. Em nota, a empresa fez um alerta sobre a prática: "soltar balões é crime e pode causar ocorrências como esta, além de incêndios e acidentes fatais".
Durante os seis primeiros meses deste ano, a concessionária informou ter feito 271 registros de objetos na rede, incluindo balões.
Além da queda na rede elétrica, balões podem causar incêndios na vegetação, o que pode provocar curtos-circuitos nas linhas de transmissão de energia, excesso de poeira, fuligem e fumaça.
*Estagiária do R7, sob supervisão PH Rosa