Coronavírus

Rio de Janeiro Rede municipal retoma aulas presenciais em mais 82 escolas

Rede municipal retoma aulas presenciais em mais 82 escolas

Alunos da pré-escola, 1° e 2° anos retornaram às unidades escolares, seguindo calendário de volta às aulas da prefeitura

  • Rio de Janeiro | Ana Beatriz Araújo, do R7*

A rede municipal retomou as aulas presenciais em mais 82 escolas da cidade do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (3). A ação contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha. 

Mais 82 escolas foram reabertas nesta quarta-feira (3)

Mais 82 escolas foram reabertas nesta quarta-feira (3)

Fernando Frazão/Agência Brasil

A reabertura das unidades escolares vale apenas para os alunos da pré-escola, 1° e 2° anos do ensino fundamental, seguindo o calendário divulgado pela prefeitura do Rio. Com isso, 23,5 mil estudantes foram atendidos. 

O critério para as escolas voltarem a receber estudantes são boas condições sanitárias e de infraestrutura por conta da pandemia da covid-19. 

"Fizemos tudo com muito critério e cuidado para que as unidades estivessem prontas para receber esses alunos. Nada foi feito de forma assoberbada e irresponsável. Nossa proposta foi proteger funcionários, professores e alunos, e permitir que essas crianças pudessem ter direito a um futuro melhor.", disse Paes. 

Na última quarta-feira (24), o órgão municipal reabriu 38 escolas que atendiam aos mesmos critérios. Com isso, 120 unidades da rede municipal já estão funcionando de forma presencial. 

Na ocasião, Ferreirinha afirmou que fará a divulgação de uma lista às quintas-feiras, informando as unidades escolares que estão aptas a voltar a dar aulas presenciais.

Esse retorno às salas de aula ocorre de forma gradativa e facultativa. Dessa forma, no dia 17 de março, as turmas do 3º ao 5º anos do ensino fundamental, além do 6º ano Carioca, 9º ano, e Carioca II poderão ter aulas presenciais. Na última fase, a partir de 31 de março, retomam as atividades de forma presencial creches, as turmas do 6º ao 8º ano, Educação de Jovens e Adultos e Classe Especial.

As aulas seguem acontecendo de forma remota desde o dia 8 de fevereiro, com videoaulas apresentadas pelos professores através da plataforma RioEduca. Elas são transmitidas por um canal de TV aberto. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas