Coronavírus

Rio de Janeiro Rio decide manter vacinação de adolescentes de 14 anos

Rio decide manter vacinação de adolescentes de 14 anos

Imunização dos jovens de 13 e 12 anos, no entanto, só será discutida pelo governo municipal na próxima quarta-feira (22) 

  • Rio de Janeiro | Da Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro decidiu manter a vacinação de adolescentes de 14 anos de idade, marcada para ocorrer nesta quinta (16) e sexta-feira (17). Já a vacinação dos adolescentes de 13 e 12 anos será discutida na próxima quarta-feira (22), no Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 do município.

O anúncio ocorre depois que o Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada, nesta quarta-feira (15), pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Rio mantém vacinação de adolescentes

Rio mantém vacinação de adolescentes

Divulgação/Breno Esaki/Agência Saúde

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 avaliará as ponderações que levaram o Ministério da Saúde a restringir a recomendação para a vacinação de adolescentes, e o assunto também está em discussão pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

A vacinação de adolescentes já teve início em diversas cidades do país e é realizada somente com a vacina Pfizer/Biontech, a única com autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.

Na cidade do Rio de Janeiro, o número de adolescentes que já receberam a primeira dose passa de 236 mil, segundo consulta realizada na tarde de hoje no painel de dados mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. Já o número de adolescentes que constam como não vacinados é de 265 mil.

Últimas