Rio de Janeiro Rio deve retomar segunda dose da CoronaVac neste sábado (4)

Rio deve retomar segunda dose da CoronaVac neste sábado (4)

É prevista a entrega de 390 mil doses na noite desta sexta (3); 191 mil pessoas aguardam a 2ª dose

Márcio Garcia e Daniel Soranz durante informe

Márcio Garcia e Daniel Soranz durante informe

Reprodução/ Prefeitura do Rio

A cidade do Rio deve retomar a vacinação da segunda dose do imunizante CoronaVac neste sábado (4). É prevista a entrega de 390 mil doses na noite desta sexta-feira (3) ao município e 191 mil pessoas aguardam a 2ª dose do imunizante. A vacinação foi interrompida na última quinta (2) por falta de doses.

O anúncio foi feito durante a Divulgação do 35º Boletim Epidemiológico do Rio, na manhã desta sexta (3). Conduziram o informe o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o superintendente de Vigilância Sanitária, Márcio Garcia. 

Casos e óbitos

O Rio, neste ano, já soma cerca de 237 mil casos confirmados de infecção por coronavírus. Destes, cerca de 37 mil são graves e 13.102 pessoas vieram a óbito. 

"Há uma estabilidade nos casos confirmados e houve um pequeno aumento no número óbitos nas últimas semanas", disse o secretário Daniel Soranz.

O secretário informou ainda que, das últimas amostras coletadas, mais de 90% são da variante Delta. O município tem no momento 228 casos confirmados dessa variante. A maior incidência acontece na faixa etária de 20 a 59 anos, com 65,4% dos casos.

As medidas restritivas continuam prorrogadas até o dia 13/09 e o município segue com risco alto para contaminação do vírus.

Comprovação vacinal

A partir do dia 15/09 será necessária a comprovação vacinal para frequentar espaços públicos. Podem ser apresentados o certificado de vacinação digital, por meio do aplicativo Conecte SUS, ou a impressão do PDF com as informações de imunização que o aplicativo fornece, além do comprovante de carteira de vacinação. Certificados de vacinação internacional e de institutos de pesquisas também são válidos.

Vacinação

Mais de 40% da população total completou esquema vacinal

Mais de 40% da população total completou esquema vacinal

FERNANDO SILVA /FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/01.09.2021

Mais de 50% dos cariocas adultos estão vacinados com esquema completo (duas doses ou dose única). Mais de 40% da população total está vacinada com esquema completo. No momento 1.939 idosos tomaram a dose de reforço, 94 % dos maiores de 60 anos já estão com esquema completo e 127 mil de adolescentes já foram vacinados com primeira dose.

A partir da próxima segunda-feira (6), idosos acamados vão poder solicitar visita domiciliar pelo site da prefeitura, para receber a dose de reforço.

"Estamos insistindo muito com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Sáude que é fundamental fazer a dose de reforço em todos os idosos acima de 60 anos. Os estudos mostram que esses idosos, ao longo do tempo, ficam com menos proteção e eles têm mais dificuldade de gerar uma resposta imunológica adequada", disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Desde a publicação do decreto que cita a necessidade do comprovante de vacinação houve uma redução de 40% nas pessoas com a segunda dose em atraso.

Nesta sexta (3) são vacinadas pessoas com 40 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais. A segunda dose será apenas para vacinados com primeira dose de AstraZeneca ou Pfizer. A vacinação de adolescentes segue suspensa no aguardo de mais doses.

*Estagiário do R7 sob supervisão de PH Rosa

Últimas