Coronavírus

Rio de Janeiro Rio: Justiça nega pedido para suspender passaporte de vacinação

Rio: Justiça nega pedido para suspender passaporte de vacinação

Medida prevê que população apresente comprovante de imunização contra covid-19 para acessar locais fechados

A Justiça negou, nesta segunda-feira (13), um pedido para impedir a implantação do passaporte de vacinação na capital. A medida prevê que a população apresente o comprovante de imunização contra covid-19 para acessar locais fechados.

Passaporte de vacinação começa nesta quarta-feira (15)

Passaporte de vacinação começa nesta quarta-feira (15)

Divulgação/Prefeitura do Rio

A decisão foi tomada pela desembargadora Teresa de Andrade Castro que levou em consideração o impacto da variante delta no Rio de Janeiro.

“Exigir a vacinação como forma de autorizar a entrada e permanência em estabelecimentos sem sombra de dúvidas se revela eficaz para o controle da propagação do vírus”, afirmou a desembargadora.

Ela também ressaltou que “a vacinação é capaz não só de imunizar a população, como também de reduzir a capacidade de transmissão do vírus".

O passaporte de vacinação começará a valer na cidade do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (15), após um adiamento devido a instabilidade no aplicativo ConecteSus.

Passaporte de vacinação

O anúncio da exigência do comprovante de vacinação para os cariocas foi realizado durante a Divulgação do 34º Boletim Epidemiológico do Rio, no dia 27 de agosto.

Entre os espaços que deverão solicitar comprovação vacinal estão:

- Academia de ginástica, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, convenções, conferências e afins;

- A comprovação também será necessária para quem se submeter a cirurgias eletivas nas redes pública e privada;

- Para quem desejar ser incluído ou manter o acesso ao programa Cartão Família Carioca.

O ConecteSus permite a apresentação do certificado de vacinação digitalmente. Além disso, é possível realizar a impressão do PDF com as informações de imunização que o aplicativo fornece.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas