Rio de Janeiro Rio libera máscaras em academias e centros de treinamento

Rio libera máscaras em academias e centros de treinamento

Decreto exige que estabelecimentos cobrem comprovante da vacinação para pessoas a partir dos 15 anos

  • Rio de Janeiro | Rafaela Oliveira, do R7*

Carioca precisa estar com esquema vacinal completo para retirar máscara

Carioca precisa estar com esquema vacinal completo para retirar máscara

Mauro Pimentel/AFP - 28.10.2021

A Prefeitura do Rio desobrigou, nesta quarta-feira (17), o uso de máscaras em academias, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico, além de pistas de patinação. Em publicação no Diário Oficial, o decreto exige que todos os locais cobrem o comprovante de vacinação contra a Covid-19. 

Para ingresso nesses estabelecimentos, os cariocas de 15 até 59 anos deverão comprovar a 2ª dose ou dose única. Já as pessoas acima de 60 anos deverão ter recebido a dose de reforço contra o coronavírus.

Nesta terça-feira (16), a cidade alcançou a marca de 95% da população adulta com o esquema vacinal completo. Hoje, a capital fluminense continua aplicando a terceira dose em mulheres a partir de 60 anos, profissionais da saúde que concluíram a imunização até maio e imunossuprimidos com 12 anos ou mais cuja vacinação tenha sido concluída há pelo menos 28 dias. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde disse que, neste momento, não irá flexibilizar o uso de máscaras em ambientes fechados. Apesar da queda de indicadores epidemiológicos da Covid-19 no Rio de Janeiro, a SES afirmou que o risco de contaminação ainda é muito alto.

"A decisão foi tomada em acordo com o grupo técnico de especialistas que assessora a vigilância estadual. De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal, em casos de discordância entre as esferas municipal e estadual, a regra mais restritiva prevalece", informou a Pasta. 

*Estagiária do R7, sob supervisão PH Rosa

Últimas