RJ confirmou primeiro caso de varíola do macaco em presídio
REUTERS/Dado Ruvic-22/05/2022O Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de varíola do macaco em uma unidade prisional do estado. Segundo a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), a pessoa está em regime fechado, isolada e recebendo medicação.
Ainda de acordo com a pasta, equipes da PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional) realizaram uma ação de rastreio e busca nas celas, identificando outros seis casos suspeitos.
A Seap não informou em qual unidade prisional o caso foi registrado, mas disse que “os protocolos de vigilância sanitária foram ativados, e todo o coletivo e servidores receberam orientações quanto às medidas preventivas”.
Na segunda-feira (29), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) notificou o primeiro óbito pela doença. A vítima era um homem de 33 anos, com comorbidades e baixa imunidade, que morreu em um hospital de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Segundo o painel da SES, até as 16h desta sexta-feira (2), o Rio de Janeiro já registrou 737 casos de varíola do macaco.