Rio de Janeiro Rio registra primeiro caso de varíola do macaco em presídio

Rio registra primeiro caso de varíola do macaco em presídio

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, outros seis casos estão em investigação na unidade prisional

RJ confirmou primeiro caso de varíola do macaco em presídio

RJ confirmou primeiro caso de varíola do macaco em presídio

REUTERS/Dado Ruvic-22/05/2022

O Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de varíola do macaco em uma unidade prisional do estado. Segundo a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), a pessoa está em regime fechado, isolada e recebendo medicação.

Ainda de acordo com a pasta, equipes da PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional) realizaram uma ação de rastreio e busca nas celas, identificando outros seis casos suspeitos.

A Seap não informou em qual unidade prisional o caso foi registrado, mas disse que “os protocolos de vigilância sanitária foram ativados, e todo o coletivo e servidores receberam orientações quanto às medidas preventivas”.

Na segunda-feira (29), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) notificou o primeiro óbito pela doença. A vítima era um homem de 33 anos, com comorbidades e baixa imunidade, que morreu em um hospital de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Segundo o painel da SES, até as 16h desta sexta-feira (2), o Rio de Janeiro já registrou 737 casos de varíola do macaco.

Últimas