Coronavírus

Rio de Janeiro Rio suspende aplicação de primeira dose contra covid-19 nesta quarta

Rio suspende aplicação de primeira dose contra covid-19 nesta quarta

Secretaria de Saúde afirma que doses não foram entregues pelo Ministério da Saúde a tempo; segunda dose está mantida

  • Rio de Janeiro | Victor Tozo, do R7*

Aplicação da primeira dose é suspensa no Rio

Aplicação da primeira dose é suspensa no Rio

Tomaz Silva/Agência Brasil - 23.01.2021

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou, através de rede social, a suspensão da aplicação da primeira dose de vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira (11).

Somente adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos poderão receber a primeira dose. A segunda dose está mantida nos postos normalmente.

De acordo com Paes, a prefeitura foi informada de que as vacinas previstas para esta terça (10) só chegarão de madrugada. "Muito provavelmente retornamos na quinta", afirmou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde declarou que aguardou o envio de doses até a o início da noite desta terça, mas não foram entregues. A nota afirma que o Ministério da Saúde tem em estoque, desde o último dia 4, 5,8 milhões de doses da Pfizer, 3,4 milhões de CoronaVac e 1,1 milhão de AstraZeneca.

A pasta reforça o pedido para que o Ministério distribua os imunizantes em até 24 horas a partir da entrega dos fornecedores e para que o órgão apresente um calendário de distribuição, "visto que a Pfizer, a Fiocruz e o Butantã entregam as vacinas nas datas previstas em contrato."

Por fim, a Secretaria pontua que "em pleno inverno e com uma nova variante do coronavírus circulando, é imprescindível que todos tenham senso de urgência com a campanha para vacinação covid-19."

Procurado,o Ministério da Saúde afirma que haverá "compensação gradual dos quantitativos de vacinas enviados de modo complementar, de maneira que todos os estados deverão finalizar o processo de imunização sem que haja benefícios ou prejuízos a suas respectivas populações."

A pasta declara que mais de 416 mil doses serão distribuídas ao Estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. Além disso, destaca que, na última semana, foram entregues mais de 994,4 mil doses ao Rio.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas