Coronavírus

Rio de Janeiro Rio tem 90% da população maior de 12 anos com imunização completa

Rio tem 90% da população maior de 12 anos com imunização completa

Capital não registrou óbitos diários nesta quarta (1°). Unidades de saúde seguem aplicando dose de reforço contra Covid-19

  • Rio de Janeiro | Inácio Loyola, do R7*

A cidade do Rio de Janeiro alcançou a marca de 90% da população maior de 12 anos com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, nesta quinta-feira (2).

Rio tem 77,2% da população geral com esquema completo

Rio tem 77,2% da população geral com esquema completo

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A capital tem 77,2% da população geral com a segunda dose ou dose única da vacina. Cerca de 1.133.900 cariocas receberam a dose de reforço.

“Os cariocas entendem o quanto é importante tomar a vacina contra a covid-19”, escreveu a Secretaria Municipal de Saúde em publicação em uma rede social.

O prefeito Eduardo Paes também utilizou as redes para anunciar que a cidade não registrou nenhuma morte por Covid-19 nesta quarta-feira (1°). A primeira vez em que a capital não teve óbitos diários foi no dia 20 de novembro.

Calendário de vacinação

A vacinação no Rio, nesta semana, é destinada à aplicação da dose de reforço em pessoas com 59 anos ou mais. Os pacientes com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais também podem tomar a terceira dose.

Os cariocas de 18 anos ou mais que receberam a segunda dose há 5 meses ou mais podem procurar uma unidade de saúde para receber o reforço.

As unidades também aplicam a segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais, de acordo com o intervalo de cada fabricante: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer.

Também continua sendo aplicada a primeira dose do imunizante contra Covid-19 em pessoas com 12 anos ou mais, que por algum motivo ainda não se vacinaram .

É necessário apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose e a dose de reforço, é importante levar também o comprovante de vacinação.

Ampliação do passaporte

Nesta quinta-feira (2), a Prefeitura do Rio aumentou a exigência do comprovante de vacinação em difentes locais na cidade. A medida, que foi publicada no Diário Oficial, tem como objetivo controlar a variante Ômicron do coronavírus.

No início da tarde, Eduardo Paes reavaliou alguns pontos e anunciou que vai revogar a exigência em shoppings, táxis e carros de aplicativo.

Locais que permanecem com a exigência do passaporte da vacinação:

1 - academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico, clubes sociais e vilas olímpicas;

2 - estádios e ginásios esportivos;

3 - cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;

4 - atividades de entretenimento, boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral que dependam de autorização transitória;

5 - museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;

6 - conferências, convenções e feiras comerciais;

7 - estabelecimentos de hospedagem e acomodação de qualquer espécie, locações de imóveis por temporada e serviços contratados por aplicativo;

8 - bares, lanchonetes, restaurantes, refeitórios e serviços de alimentação, para a acomodação de clientes sentados nas áreas internas ou protegidas por cobertura de qualquer natureza;

9 - serviços de embelezamento, estética e congêneres;

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas