Coronavírus

Rio de Janeiro Rio terá repescagem geral da vacinação de covid neste sábado

Rio terá repescagem geral da vacinação de covid neste sábado

Prefeitura espera aplicar 80 mil segundas doses. Atualmente, município registra 492 internados com doença

Rio promove repescagem geral da vacinação contra covid-19 neste sábado (25)

Rio promove repescagem geral da vacinação contra covid-19 neste sábado (25)

Fabio Motta/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio vai promover neste sábado (25) uma repescagem geral de vacinação contra covid-19 para os cariocas. São esperadas 80 mil aplicações de da segunda dose da vacina para o público adulto.

Com 492 internados na rede pública de saúde, a Secretaria Municipal avalia que este é o melhor cenário desde o início da pandemia. De acordo com o Superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, este sábado deve ser um dia intenso de vacinação.

Nesta sexta-feira (24), a imunização é para meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade.

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que há alta procura de repescagem fora da data estipulada. Segundo ele, de 3 a 4 mil pessoas por dia têm ido até unidades de saúde para receber o imunizante fora da idade etária e isto pode ser reflexo da exigência do comprovante de vacinação em estabelecimentos no Rio.

Os números da testagem para o jogo do Flamengo contra o Barcelona de Quayaquil, na última quarta (22), também foram anunciados na coletiva de imprensa do 38º Boletim Epidemiológico. 57 das 26.478 pessoas testaram positivo para a doença e não foram ao Maracanã. Destas, cinco trabalhariam no local. 

A liberação de público em estádios foi considerada parte dos eventos-teste pela administração municipal. 

Dados da covid no Rio

Até o momento, foram confirmados 262.732 casos da covid-19 na capital. Atualmente, a taxa de letalidade do vírus está em 5.5%. Ainda segundo o levantamento, houve uma redução de 42% da internação desde o último pico (de 609 pacientes para 361 que entraram na última semana). 

Os dados da prefeitura registram que 50 mil pessoas já receberam a 3ª dose (dose de reforço) e 82% da população recebeu a primeira. Foram aplicadas 9 milhões de doses. 

Idosos acima de 80 anos receberão dose de reforço na próxima semana

Idosos acima de 80 anos receberão dose de reforço na próxima semana

Divulgação/Prefeitura do Rio

Eventos-teste

Soranz também afirmou que a realização de eventos-teste busca unir a importância da vacinação e a testagem. Esta semana, a prefeitura autorizou a realização de três eventos sem o uso de máscaras e o distanciamento social. Eles serão no Centro, no Alto da Boa Vista e em Copacabana.

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que todos os eventos cumprem o protocolo sanitário prevendo testagem e comprovação vacinal por todos os presentes. 

“Temos visto muitas festas clandestinas no Rio de Janeiro. É importante a gente se adequar a esse novo momento e à realidade que as pessoas estão vivendo. Evitando ao máximo os locais fechados e mantendo os abertos”, declarou o secretário Daniel Soranz. 

Ainda de acordo com Soranz, a realização progressiva dos eventos faz parte de três estratégias de combate ao coronavírus: busca por vacinação, estímulo de testagem para identificar assintomáticos e retorno gradativo das atividades de lazer. Dessa forma, a Prefeitura do Rio tenta evitar a realização de festas clandestinas. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Paulo Guilherme

Últimas