Logo R7.com
Logo do PlayPlus

RJ anuncia fim do fracionamento da vacina contra Febre Amarela

Com a nova determinação da Secretaria de Estado de Saúde, nesta quarta (17), os 92 municípios do Estado voltam a aplicar as doses padrão

Rio de Janeiro|Mariana Pepe, do R7*

Já foram imunizadas 11 milhões de pessoas
Já foram imunizadas 11 milhões de pessoas

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro determinou, nesta quarta-feira (17), o fim do fracionamento da vacina contra a Febre Amarela. A ação pretende imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem objetivo de alcançar 95% do público-alvo, que atualmente está em 73%.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, 15 cidades da região metropolitana estavam fornecendo doses fracionadas da vacina desde o dia 25 de janeiro deste ano. Porém, com a nova determinação, os 92 municípios do Estado voltam a aplicar as doses padrão.

De acordo com Secretaria, todas as pessoas que ainda não tomaram a vacina devem procurar postos de saúde antes da chegada do verão, período em que pode acontecer uma maior incidência da doença. Até o momento já foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas.

A vacinação contra a Febre Amarela não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.


Leia também

Tipos da doença

Existem dois tipos de Febre Amarela, a urbana e a silvestre, que são causados pelo mesmo vírus e se diferenciam apenas pelo vetor de transmissão, já que a doença urbana é contraída através da picada do mosquito Aedes Aegypti, enquanto a silvestre é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabeths. Porém, o Ministério da Saúde informou que desde a década de 1940 o Brasil não registra casos de Febre Amarela urbana.


— No ano passado, criamos um cinturão de bloqueio para impedir que a transmissão da Febre Amarela acontecesse no meio urbano e isso deu certo. Com a diminuição de casos, os moradores do Estado deixaram de procurar os postos de saúde. Nosso desafio agora é chamar atenção das pessoas para a importância da vacinação, que está disponível, novamente com a dose padrão, em todos os postos de saúde do estado — explicou Alexandre Chieppe, médico da Secretaria de Estado de Saúde.

Macacos


Neste ano, 18 municípios do Rio tiveram casos confirmados da doença em macacos mas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os animais não são transmissores. Além de também serem vítimas, os macacos servem de alerta para a identificação do vírus.

As cidades atingidas foram Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Cachoeira de Macacu, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Miguel Pereira, Mangaratiba, Paraty, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Tanguá, Valença, Vassouras, e Volta Redonda.

Sintomas 

Os principais sintomas da Febre Amarela são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas, indisposição, entre outras manifestações. Em 2018, foram registrados 262 casos da doença silvestre em humanos, com 84 óbitos. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.