Coronavírus

Rio de Janeiro RJ aprova antecipação do intervalo entre doses da Astrazeneca 

RJ aprova antecipação do intervalo entre doses da Astrazeneca 

Secretaria Estadual de Saúde recomenda aplicação da 2ª dose a partir de oito semanas após 1ª para adiantar vacinação

  • Rio de Janeiro | Rafaela Oliveira, do R7*, com Record TV Rio

Rio de Janeiro autoriza redução de intervalo entre doses da Astrazeneca

Rio de Janeiro autoriza redução de intervalo entre doses da Astrazeneca

Fabio Motta/EFE - 23.1.2021

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro anunciou, nesta terça-feira (13), a aprovação da diminuição do intervalo de entre a 1ª e a 2ª dose da vacina AstraZeneca. De acordo com a deliberação, a segunda dose, antes prevista para doze semanas após a primeira, poderá ser aplicada a partir de oito semanas.

Segundo a pasta, a antecipação da segunda dose foi acordada com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, após consulta ao grupo de especialista e epidemiologista.

Ainda de acordo com a SES, a medida visa acelerar o esquema vacinal, tendo em vista que os municípios do Rio já estão com estoque disponível do imunizante para a segunda dose. Além disso, o intervalo antecipado está em acordo com o descrito na bula do imunizante. 

Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, informou que antecipará a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca para todas as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 17 de maio. Isso corresponde a um período de oito semanas e dois dias antes do prazo inicialmente estabelecido. Para isso, serão disponibilizadas 16 unidades de saúde que funcionarão de quinta-feira até o próximo domingo (15 a 18).

Já a capital do Rio informou que a Secretaria Municipal de Saúde está avaliando a recomendação junto ao comitê científico e ao Ministério da Saúde. Segundo a nota, a decisão será para o público em geral, com exceção de idosos e pessoas com comorbidades que deve manter o intervalo em 12 semanas.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas